Was this page helpful?

Planejamento Estratégico 2011

    Conteúdo

     

    Obs. 1: Colocar dentro dos Campos Ações, após cada ação, o nome do responsável pela mesma entre parênteses se já houver tal definição.

    Obs. 2: As atividades rotineiras devem ser colocadas no planejamento.

     

    Geral

    Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação
    ALTA MÉDIA Falta de PDTI Falta de pessoal e de priorização          
    ALTA MÉDIA Falta de visibilidade interna e externa sobre a eficiência e eficácia dos setores do CERCOMP

    Atividades realizadas sem registro;

    Falta de cultura de realizar planejamento,  monitoramento e avaliação da eficicácia/eficiência das tarefas rotineiras.

    Falta de cultura e de experiência em gerência de projetos.

    Existência de mecanismos de avaliação da eficiência e eficácia para cada tipo de tarefa roteineira executada no CERCOMP.

    Pontual da eficiência e da eficácial individuais e de cada setor do CERCOMP.

    Nível de maturidade de gerência de projetos

           

     

     Sistemas

     

     

     

    Item Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação
    1 1-ALTA 1-ALTA Falta de padrão no uso de tecnologias para desenvolvimento de sistemas O padrão foi definido apenas no
    Final de 2009 para a tecnologia PHP e, ainda assim, existem sistemas sendo desenvolvidos com fora desse padrão.
    Quantidade de Tecnologias e de padrões de desenvolvimento distintos em uso para o mesmo serviço. Implantar o novo PORTAL UNINET.

    Utilizar o padrão ZendFramework para a linguagem PHP enquanto o UNINET não está disponível.


    Desenvolver novos sistemas com as tenologias e recursos do novo portal.
    Liberar a primeira versão do novo portal UNINET (até Setembro de 2011).
    Liberar documentação das padronizações para desenvolvimento de módulos para o novo Portal.
    Iniciar o projeto com a FUNAPE para o desenvolvimento do UNINET. Realizar Negociações com o MEC para unir esforços com o Projeto SIG (padronizações do Arcabouço, de Ferramentas de Desenvolvimento, de Metodologia e de Interface Gráfica)  
    2 1-ALTA 1-ALTA Grande número de reclamações e erros nos sistemas decorridos de erros nos cadastros de pessoas, cidades, bairros e outras entidades de uso geral. Forma descentralizada de efetuar cadastro de entidades nos diversos sistemas da Universidade. Os sistemas permitem cadastrar retidas vezes pessoas, bairros, cidades etc. Outros erros de cadastros também costumam ocorrer e poderiam ser evitados se utilizássemos verificações e validações antes de gravar no banco essas entidades. Número de registros com dados duplicados ou incorretos. Criar rotinas centralizadas e uma interface comum para cadastrar tais registros. Corrigir em 2011 pelo menos os cadastros de pessoas e iniciar implementação de interface de cadastro comum. Iniciar processo de criar rotinas de uso geral por meio de serviços web. Criar grupo para corrigir erros de cadastro, projetar rotinas de uso geral, implementar interface comum de cadastro de pessoas e solucionar os demais erros de cadastro. Contratar analista/desenvolvedor ScriptCase ou aliviar o Geraldo para atuar na correção do sistema de uso geral.  
    3 1-ALTA 1-ALTA Entregar o novo sistema de graduação e pós até 2012. Novo regimento do sistema de RGCG. Necessidade de rescrever os sistemas de pós-graduação Quantidade de solicitações de alteração do sistema atual por ano.
    Quantidade de pessoas que trabalham com as tecnologias dos atuais sistemas.
    Terceirizar o desenvolvimento do novo sistema de graduação e pós. Entregar o módulo  de graduação até meados de 2012. Aderir ou realizar licitação na modalidade registro de preços para desenvolver o no sistema. Adquirir recursos humanos, pelo menos 2 analistas, para acompanhar e fiscalizar o processo de desenvolvimento do novo sistema. Treinar equipe em cálculo de ponto de função – pelo menos 2 pessoas. Capacitar equipe em análise e elicitações.
    4 1-ALTA 1-ALTA Os sistemas FORMS e REPORTS não executam na plataforma 64 bits. A Universidade utiliza o FORMS versão 6 e ela não suporta a plataforma 64bits. Quantidade de solicitações para executar os sistemas FORMS em máquinas 64bits Migrar os sistemas FORMS para versão atual que suporta plataforma web. Realizar migração até dezembro de 2011. Adquirir consultoria para migrar os sistemas para nova versão. Adquirir nova versão e treinar equipe na nova versão do FORMS. Realizar testes com os sistemas migrados. Capacitar a equipe na nova versão do FORMS & REPORTS (pelo menos duas pessoas)
    5 1-ALTA 1-ALTA Demanda reprimida por novos desenvolvimentos Falta de pessoal e processo de desenvolvimento inadequado. Quantidade de requisições não atendidas Contratar um serviço de Fábrica de Software Contratar uma Fábrica de Software por Ponto de Função Definir pessoas para elaborar e fiscalizar as contratações. Estudar e adaptar editais de licitação de Fábrica de Software de outros órgãos federais.  
      1-ALTA 2-MÉDIA Dificuldade em utilizar os sistemas. Falta de percepção de que os sistemas estão integrados. Falta de padronização das interfaces gráficas Quantidade de inconsistências nas interfaces.
    Existência de um padrão de interface documentado no manual de desenvolvimento de software.
    Definir padrão de interface Definir e manter atualizado o padrão de interface gráfica Criar grupo para definição e manutenção do padrão de interface gráfica. Elaborar o padrão de interface gráfica. Atualizar fluxos de trabalho do manual para considerar o trabalho do grupo. Dar treinamento aos desenvolvedores no uso do padrão.  
    6 1-ALTA 2-MÉDIA Impossibilidade de garantir segurança no acesso aos dados da UFG Problemas de segurança conhecidos. Falta de padronização no uso de desktops com acesso privilegiado (DBAs e Gestores). Falta de auditoria dos Logs e etc. Quantidade de problemas de segurança levantados / Quantidade de problemas de segurança tratados. Identificar e tratar os problemas de segurança Identificar e tratar os principais problemas de segurança que podem ser resolvidos com pessoal interno. Compor uma equipe permanente de segurança Realizar seminário para identificar e discutir os principais problemas de segurança. Compor uma equipe de segurança da Informação. Registrar tarefas vinculadas aos problemas e alocar pessoal.  
    9 1-ALTA 2-MÉDIA Alto número de sistemas em fase de desenvolvimento. Necessidade de reescrita em função de mudança de tecnologia, melhoria na interface do usuário, atender as necessidades dos usuários de ter um sistema que auxilie em suas atividades. Quantidade de solicitações de melhorias por parte dos usuários. Finalizar versões dos seguintes sistemas: SAMNET, SOLICITE, SIEC, SPGE, SISPIBIC, SOS e SAPP. Por em produção o primeiro módulo do SAMNET até julho de 2011. A partir de julho, entregar novas versões desse sistema mensalmente. Concluir implementação dos sistemas SIEC, SISPIBIC, SAPP até junho de 2011. Concluir a primeira versão do SPGE até julho de 2011. Realizar mapeamento de negócio do sistema SAMNET após entrega da primeira versão. Planejar entregas em etapas bem definidas.  
    10 1-ALTA 2-MÉDIA Baixa disponibilidade de DBA em período integral. Dificuldade de manter o banco de dados, principalmente no período vespertino. Grande número de seções presas por período prolongado. Contratar um DBA. Contratar um DBA até julho de 2011.    
    11 1-ALTA 2-MÉDIA Falta de planejamento institucional de médio prazo das demandas de informatização da UFG Inexistência de um PDTI Existência do PDTI Definir pessoas da Divisão para trabalhar na elaboração do PDTI Definir pessoas da Divisão para trabalhar na elaboração do PDTI Escolher membros da Divisão no processo de elaboração do PDTI. Definir e detalhar tópicos a serem incluídos no PDTI.  
    7 1-ALTA 3-BAIXA Dificuldade em remover acesso e permissões de pessoas nos diversos sistemas mantidos pelo CERCOMP. Falta de um mecanismo para centralizar, controlar e autenticar usuários ativos na instituição Vários usuários permanecem com acesso a alguns sistemas após perder vínculo com a Universidade. Integração dos sistemas acadêmicos e administrativos com as ferramentas Web e com o LDAP, para criação, atualização e remoção de usuários, grupos e perfis de acesso. Integrar a autenticação com o LDAP até o final de 2011. Ação conjunta com a equipe de redes para implantar o LDAP.
    Ajustar os sistemas para autenticar e validar via LDAP.
     
    8 1-ALTA 3-BAIXA Alta carga de requisições em determinados períodos do ano ao servidor de aplicações web Elevação da demanda pela expansão da Universidade. Consumo de processador do servidor durante esses períodos. Migrar todos os sistemas para novo servidor de aplicações web. Até maio de 2011. Realizar testes em todos os sistemas web.  
    15 1-ALTA 3-BAIXA As rotinas de pré e pós-matrícula demoram muito tempo para concluir suas tarefas A forma de desenvolvimento não levou em conta a atual quantidade de alunos ativos na Universidade. Duração para concluir as atividades na rotinas. Otimizar procedimentos. Analisar necessidade de criar índices em tabelas envolvidas no processo. Otimizar consultas. Reescrever procedimentos. Melhorar desempenho das rotinas. Criar projeto para realizar tarefas de otimização.  
    12 2-MÉDIA 1-ALTA Má distribuição de tarefas e equipes formadas por apenas uma pessoa. O conhecimento fica limitado a apenas um indivíduo. As pessoas ficam sobrecarregadas ou ociosas em determinados momentos Falta de pessoal e processo de desenvolvimento inadequado. Quantidade de sistemas com um único analista_desenvolvedor.
    Razão Qt_de_sistemas / Qt_de_analista_desenvolvedores.
    Reestruturar as equipes de forma que não exista somente um analista para um determinado sistema Reestruturar as equipes em três grupos para começar a atuar a partir da entrega da etapa II do CERCOMP, a saber: Acadêmico, Administrativo, Infraestrutura de Serviços. Criar os grupos e realizar reuniões para compartilhar e nivelar o conhecimento nos diversos sistemas, seguindo a proposta de Grupos de Similaridade.
    Alocar pessoa do GPS para tutoriar no uso dos processos do manual de desenvolvimento de software do CERCOMP.
    Treinamentos focados no uso dos processos do Manual de Desenvolvimento de Software do CERCOMP.
    13 2-MÉDIA 1-ALTA Falta de controle com as configurações de máquinas e dificuldade de manter versões estáveis dos sistemas desenvolvidos no CERCOMP. Falta de gerência de configuração. Falta de padronização nas ferramentas envolvidas no desenvolvimento de software. Falta de definição e controle das metodologias e métodos que devem ser adotados pelos desenvolvedores. Implementar gerência de configuração. Definir gerência de configuração até setembro de 2011. Definir configurações nas diversas tecnologias envolvidas. Definir os gerentes de configuração. Acompanhar o trabalho desses gerentes.  
    14 2-MÉDIA 2-MÉDIA Chamadas ao SAU que poderiam ser evitadas se existisse treinamento para determinados sistemas. Falta de capacitação dos usuários dos sistemas. Grande quantidade de chamadas para aprender a usar os sistemas. Auxiliar o SAU no treinamento dos novos recursos disponibilizados nos sistemas acadêmico e administrativos Capacitar a equipe do SAU e elaborar conjuntamente material didático para os treinamentos. Avaliar ou prever grandes demandas de uso de sistemas. Planejar treinamentos e elaborar material didático juntamente com o SAU. Capacitar o SAU.  
    18 2-MÉDIA 2-MÉDIA Dificuldade em externalizar e controlar as mudanças e evolução dos sistemas. Falta de definição do controle de versão dos sistemas. Criar hábito de registrar e gerenciar as correções e evoluções dos sistemas. Os usuários dos sistemas não ficam sabendo o que há de novo nos mesmos. Implantar cultura de manter log das mudanças. Implementar mecanismo para publicar evolução dos sistemas. Inciar processo de implantar cultura de manter logs de mudanças. Definir processo de registrar e informar mudanças. Definir agente propagador e monitor dessa boa prática. Realizar treinamento do processo. Acompanhar execução do processo.  
    17 2-MÉDIA 3-BAIXA Necessidade de ter um sistema, para PRPPG, para realizar cadastro de inscrições em curso de pós-graduação. Grande esforço das coordenações para realizar cadastro em inscrições em curso de pós-graduação. Quantidade de solicitações da PRPPG para implementar os sistema. Reescrever o SISCONCURSO em Scriptcase e integrá-lo ao Portal UNINET. Conclusão do novo sistema até o final de novembro. Concluir funcionalidades básicas do portal. Iniciar projeto e desenvolvimento do SISCONCURSO. Treinar equipe de programadores no Scriptcase.
    16 3-BAIXA 1-ALTA Falta de servidores de banco de dados para atender a demanda da UFG Existência de apenas uma licença do Oracle para uma máquina de pequeno porte, Quantidade de processadores ou núcleos alocados para o Oracle Adquirir novas máquinas servidoras para SGBD. Adquirir licenças do Oracle para manter os servidores. Adquirir 1 nova máquina servidora para SGBD. Adquirir 1 licenças e 1 upgrade para o novo Oracle para manter os servidores. Adquirir máquina servidora. Adquirir licenças e atualização. Atualizar e instalar o banco de dados Oracle nos servidores. Realizar testes de desempenho.  

     Suporte

    Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação Responsáveis
    ALTA ALTA Grande quantidade de vírus.  Falta de estações seguras. Falta de Segurança Compra de Antivírus Instalar em todos os campus.

    1 - Instalação Padrão.

    2 - Instalação Pontual.

    Treinamento Alex, Rogério.
    ALTA ALTA Falta de padronização Falta de padronização Dificulade em gerir Especificação no menor número de intens possível. Computador Padronizar todo o parque de computadores da UFG. Escrever o as especificações do edital

    Pesquisa de tecnologias

    Alex e Túlio
    ALTA ALTA Falta de padronização Falta de padronização Dificulade em gerir Especificação no menor número de intens possível. Impressora Padronizar todo o parque de impresoras da UFG. Escrever o as especificações do edital Pesquisa de tecnologias Alex e Rogério
    ALTA BAIXA Falta de dados de O.S. Resolvidas. Satisfação ou não do usuário. Não sabemos o que o usuário pensa do suporte Coletar dados, tomar decisões e mudar processos Buscar ao máximo a satisfação do usuário. Buscar uma parceria com o SAU, para coleta dos dados. Treinamento da equipe do SAU Alex, Rogério e Túlio.
    ALTA ALTA Demora na resposta da O.S. aberta Demora em resolução de O.S. (1dia) Insatisfação do usuário Atendimento ao usuário via telefone Resolver o máximo de ordens de serviço no primeiro contato Implementar níveis de atendimento (N1 e N2) Treinamentos internos Alex, Rogério e Túlio
    MËDIA ALTA Vpro Intel Dificulade de conexão aos computadores Demora nas O.S. Implementar VPRO Testar em todo o parque da UFG Levantar o servidor e executar testes Treinamento junto com os faCursosCursosbricantes Alex, Rogério e Túlio
    MËDIA ALTA Falta de controle dos terminais Falta de Gerenciamento Demora nas O.S. Implementar uma das soluções. (A.D. ou Samba 4) Fazer testes com as técnologias Fazer testes com samba 4 e A.D.

    Cursos

    Alex, Rogério e Túlio
    MÉDIA MËDIA Falhas no sistema de O.S. atual Sistema com falhas Problemas constantes Troca do sistema de O.S. Trocar todo o sistema Fazer testes com Ocomon ou desenvolver um novo sistema Treinamentos internos Alex, Rogério e Túlio
    ----------------------   Projeções para 2011  ---  Tarefas rotineiras.   ----------------------
      Quantidades estimadas
    O.S. Windows, Linux, MacOs (Software) Min. 3.990 Max. 5.220
    Instalação de S.O. 198 Instalações
    Pesquisa de novas tecnologias   
    Eventos FORPLAD, SBPC, Matrícula (Verão e Inverno), CONPEEX.
    Projetos de compras 2 Editais
    Laudos Técnicos (Lei da Informática)  

     Redes

     

    ID Prioridade Economia Problemas Metas Soluções Ações Responsáveis
    1 Baixa Alta Falta de mecanismo centralizado de autenticação   Implantação do LDAP e do projeto CAFe

    - Enviar documento de adesão à Federação CAFe. Emitir a portaria definindo o responsável e encaminha à RNP.

    - Divulgar internamente o acesso ao portal CAPES através do CAFe

    - Realizar testes de autenticação em serviços de rede com o LDAP

    - Definir com a Div. Sistemas forma de integração do LDAP no portal do servidor, especificando e criando o login de acesso único aos serviços.

    Douglas

    Lincoln

    Mário

    Euler

    Marcello

    Hugo

    2 Alta Alta Rede com tecnologia desatualizada   Modernização da rede para Gigabit

    - Solicitar substituição dos DIO's na central e nas unidades antigas

    - Realizar a compra dos novos equipamentos de core

    - Fazer a ativação dos novos equipamentos

    - realizar gestão junto com o CEGEF para fazer a reestruturação do cabeamento estruturado dos ICBs

    - Iniciar com a EEEC o projeto de atualização do backbone da UFGNET para 10GB

    Lincoln

    Mário

    Douglas

    Jean

    3 Alta Baixa

    Falta de uma solução corporativa de rede sem fio

      Implantação de solução corporativa de rede sem fio

    - Analisar RPs de outras IFES e verificar e adquirí-las ou especificar e licitar a nossa solução.

    - Acompanhar o andamento da licitação dos equipamentos

    - Fazer o treinamento da tecnologia
    - Definir a política de uso

    - Realizar a implantação da rede

    Lincoln

    Mário

    Douglas

    Jean
    Thiago

    4 Alta Alta

    Melhoria do sistema de email

     

    Implantação de uma nova plataforma de email

    - Análise de ferramentas de código aberta de combate a spam

    - Teste de soluções tecnológicas existentes (backend e frontend)

    - Integração da autenticação com a base LDAP

    - Definir com a Div. Sistema uma forma de integração do serviço de email com o portal UFGNET

    Douglas

    Jean

    Lincoln

    Mário

    5 Média Baixa

    Falta de infraestrutura para apoio a projetos de pesquisa

      Comprar e implantar o Data Center de Pesquisa

    - Reunir com fornecedores para conhecer soluções atuais de Data Center

    - Reunir com grupos de pesquisa da UFG para definir requisitos técnicos da solução

    - Definir plataforma de tecnologia dos componentes da solução

    - Escrever termo de referência para licitação

    - Enviar dados para compor o processo licitatório

    Thiago

    Jean

    Mário

    6 Média Alta

    Equipamentos PC's antigos como servidores de rede

     

    Migração para servidores de rack de alto desempenho e disponibilidade

    - Fazer um levantamento das necessidades das centrais de rede no Campus I e Campus II

    - Buscar RPs, preferencialmente, ou escrever termo de referência com os requisitos técnicos dos servidores

    - Enviar o pedido de equipamentos para licitação

    Mário

    Lincoln

    7 Alta Alta

    Equipamentos fora de garantia e software do data center com licença de atualização vencendo

      Estender garantias e renovar licenças de software

    - Levantar e documentar a situação atual das garantias e licenças, mantendo um mapa da situação que possa ser utilizado neste ano e no futuro.

    - Aquirir extensões de garantia e renovações de licenças.

    Mário

    Douglas

    Jean
    8 Baixa Alta

    Ambiente de operação inadequado para um data center

      Adquirir solução de ambiente de data center de nível Tier 3

    - Fazer diagnóstico da situação atual das centrais de processamento e rede

    - Especificar e adquirir solução, com consultoria da EEEC

    - Implantar solução e treinar usuários

    Mário

    Jean

    9 Baixa Alta

    Melhoria do sistema de monitoramento da rede

      Implantar um novo sistema de monitoramento da Rede Giga

    - Análise de ferramentas atuais de monitoramento (ex. Flow)

    - Teste com ferramentas de monitoramento

    - Especificar e adquirir telas LCD

    - Documentar a solução no wiki do Cercomp

    Mário

    Lincoln

    Douglas

    Jean

    Thiago

    10 Baixa Baixa

    Serviço de voip pouco utilizado e pouco divulgado

      Ampliar o uso do serviço de voip

    - Gerar relatório para ter um diagnóstico atual

    - Fazer testes com a ferramenta de relatório do projeto fone@RNP

    - Escrever termo de referência com os requisitos técnicos dos equipamentos

    - fazer a integração do serviço Voip com o PABX da UFG

    - Cobrar da direção a divulgação do serviço Voip

    - Medir e divulgar o uso do serviço voip na UFG

    Mário

    Lincoln

    11 Média Média

    Falta de meios para realizar reuniões remotas com equipes de Campus do interior

      Adquirir mais equipamentos de videoconferência

    - Escrever termo de referência com os requisitos técnicos dos equipamentos

    - Adquirir e instalar os equipamentos

    - Realizar treinamento básico para as equipes locais

    Jean

    Douglas

    12 Média Alta

    Nível médio de maturidade da gestão dos serviços de acordo com as metodologias formais

      Atingir nível 3 de maturidade do COBIT e ITIL na Divisão de Redes Enviar gestores para os cursos da ESR na linha de Governança de TI

    Mário

    Douglas

    Equipe Web

    Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação Responsáveis
    Média Alta Dificuldade em manter o funcionamento de sistemas legados Sistemas mal-projetados Quantitativos de sistemas legados
     
    Reescrever os sistemas em tecnologia padronizada Reescrever o novo gerenciador de conteúdo usando tecnologías que facilitem o otimize o desenvolvimento Implantar o sistema de gerenciamente de conteúdo desenvolvido usando a nova tecnologia

     
    Treinamento em Ruby e framework Rails Marcello e Kássio

    Falta de pessoal qualificado

    Quantidade de sistemas legados

    Quantidade de pessoal dedicado aos mesmos

    Contratar pessoal qualificado Contratar pessoas Fazer projeto de contratação de servico
    Licitar e acompanhar licitação
    Dar treinamento para a equipe
    Treinamento nas tecnologias adotadas Hugo, Marcello, Kássio e Leonardo
    Alta Alta  Interrupção de serviços com a ausencia de pessoas Conhecimento centralizado em uma única pessoa
     
    Quantidade de processos e sistemas na equipe web não documentados Documentar Processos

     
    Usar o wiki para documentar os processos e procedimentos implantados ou que estão em estudos para implantação Repassar o conhecimento com base nos documentos descritos no Wiki

     
    Marcar reuniões para repasse de conhecimento Marcello
    Falta de pessoal com vínculo empregatício, para compatilhar serviços críticos Quantidade de processos e sistemas na equipe web sem ou com somente um responsável oficial Contratar pessoal qualificado Contratar 02 sysadmin e 02 desenvolvedores

    Fazer projeto de contratação de servico 

    Licitar e acompanhar licitação

    Dar treinamento para a equipe

    Marcar reuniões para repasse de conhecimento Marcello, Hugo e Idalice
    Média Alta Tempo elevado para manter vários tipos de autenticação, em diversos sistemas Autenticação indivualizada (por sistema) Quantidade de sistemas com autenticação individualizada Implantar um mecanismo de autenticação centralizada  Implantar acesso ao LDAP Trabalhar junto com a equipe de rede para definição da estrutura do LDAp
    Integrar aplicações existentes com o LDAP
    Curso Ldap Marcello e Hugo
    Alta Alta Manutenção dos Sistemas

    Problemas eventuais que aparecem nos sistemas

     

    Quantidade de reclamações com relação a problema encontrados Estudar melhor os sistemas que serão disponibilizados Verificar interesse institucional de tais ferramentas Somente disponibilizar ferramentas institucionais, das quais teremos conhecimentos específicos e mais completos Estudar documentação extensiva da ferramenta. Toda a equipe
    Falta de conhecimento específico de acordo com a abrangência do sistemas Necessidade de extensões ou plugins requeridos pelos usuários Instalar os plugins requeridos Levantamento das necessidades sugeridas Escrever documentação sobre a necessidade e documentar a implantação Cursos específicos sobre os sistemas adotados Marcello, Kássio e Hugo
    Baixa Alta Pesquisa por sistemas Processo não automatizado de trabalho Soluções pontuais criadas por órgão e/ou unidades acadêmicas Levantar a necessidade de sistemas na UFG Reunir com diretores de orgão ou unidades acadêmicas para levatar as necessidades Marcar reunião em conjunto Nenhuma Hugo e Marcello

     

     

     

    SAU

    * Não preenchido. Usar a lista de tarefas elabora em março e incluir as colunas PRIORIDADE e ECONOMIA

     

    Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação Responsáveis
    Alta Alta Atendente não consegue acessar a máquina do usuário remotamente. Programa de Acesso Remoto não funciona na versão 10.04 do Ubuntu. Dificuldade no entendimento do problema do usuário. Corrigir o programa de Acesso Remoto. Estudar uma solução para o problema (possivelmente o uso do UltraVNC viewer em modo listening sobre Wine). Corrigir o programa atual, ou analisar novas ferramentas (exemplo, JRDesktop)   Alexandre e equipe de Suporte
    Alta Média Usuário reclama que nem sempre consegue abrir ordens de serviço para a equipe de suporte. O próprio usuário deve abrir a ordem de serviço, mas as vezes, o computador não está funcionando. Insatisfação do usuário em ter que abrir a ordem de serviço em outro computador. Solucionar o problema por telefone, e caso não conseguindo, o atendente do SAU abre a ordem de serviço Trazer o atendimento de nível 1 (N1 - atendimento por telefone) para o SAU. Criar o nível de atendimento (N1) no SAU Treinamento interno para os atendentes do SAU. Alexandre e equipe de Suporte
    Média Alta Usuário insiste em falar diretamente com o analista responsável, pois acha que os atendentes não conseguem resolver o problema. Atendentes não têm acesso a maioria dos sistemas e apenas abrem  tiquetes. Usuário não quer abrir tiquete - quer resolução imediata do problema. 
    Usuário prefere ligar na secretaria do que ligar no SAU.
    Continuar com treinamentos sobre os sistemas internos.
    Elaborar material didático (guias e vídeos) para distribuição pela Internet.
    Ter atendimento feitos por analistas no SAU.
    Alterar a referência do usuário com relação à dúvidas sobre sistemas. A referência é o analista / desenvolvedor. Mostrar para o usuário que o SAU existe para auxiliá-lo.
    Elaborar tutoriais dos sistemas mais críticos e por ordem de demanda.
    Conseguir um analista para o SAU e vários técnicos até o final de 2011.
    Continuar com treinamentos para os usuários, tais como Solicite.
    Fazer com que o usuário confie nos atendentes do SAU.
    Levantar a demanda de treinamento no ano.
    Elaborar tutoriais.
    Obter e capacitar analista e técnicos.
      Alexandre, Hugo, DDRH
    Média Alta Atendentes não conseguem dar uma resposta satisfatória para o usuário.  Alta rotatividade de estagiários.
    Não há treinamento adequado.
    Insatisfação do Usuário. Melhorar a qualidade no atendimento ao usuário.
    Ter atendimento feitos por analistas e técnicos efetivos no SAU.
    Minimizar a insatisfação do usuário.
    Conseguir um analista para o SAU e vários técnicos até o final de 2011.
    Estimular os atendentes a participar dos cursos disponibilizados pelo DDRH.
    Obter e capacitar analista e técnicos.
    Curso de Qualidade no Atendimento. Hugo, Prodirh e DDRH
    Baixa Alta Reclamação por parte da equipe de Sistemas com relação à abertura de tiquetes. Falta padronização na coleta de dados para abertura do tiquete. Insatisfação por parte da divisão de Sistemas. Treinar os atendentes para adequação ao processo de software. Padronizar o atendimento de forma a atender ao processo de software. Efetuar treinamento com acompanhamento do GPS. Treinamentos internos Alexandre, GPS
    Média Média Não é possível fazer um levantamento de dados estatísticos sobre os atendimentos efetuados pela equipe do SAU. Não há um programa no SAU para acesso rápido a base de conhecimentos. O programa utilizado atualmente não supre as necessidades da divisão. Desenvolver uma ferramenta interna para controle de atendimentos. Implementar software que possibilite detectar os principais problemas com entrada pelo SAU. Solicitar à Equipe Web para reinstalar e configurar o PENTAHO. Criar consultas e visualizações sobre o dados desejados no PENTAHO. Treinamento na ferramenta Alexandre
    Baixa Média Atendentes não conseguem consultar dados dos usuários.  Somente o Gerente da divisão tem acesso aos sistemas. Demora no atendimento ao usuário. Disponibilizar uma forma de acesso a alguns dados específicos para os atendentes. Minimizar o tempo do atendimento para consultas mais simples, através de consultas mais privilegiadas aos sistemas. Desenvolver um software capaz de checar alguns dados no BD (preferencialmente integrado ao Redmine como Plugin)   Alexandre
    Baixa Baixa Usuário ofende os atendentes e o Cercomp, muitas vezes gritando e xingando ao telefone. Falta de educação de alguns usuários. Reclamação dos atendentes em relação a alguns usuários. Gravar as ligações. Adquirir um equipamento que permita gravar as ligações. Estudar a viabilidade de gravar as ligações recebidas.   Alexandre, Hugo

    CTs

    * Não preenchido. Usar a lista de tarefas elabora em março e incluir as colunas PRIORIDADE e ECONOMIA. Responśaveis: Hugo (SL), Rosa (GPS) e Kleber (Wifi)

     
    Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação
                 
                 

     

     CAC

     

     
     
    Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação
    ALTA ALTA Acesso externo à rede do CAC Falta de implementação do serviço de VPN   Implementar VPN para servidores do CAC Liberar por Unidade Organizacional do AD o acesso externo a rede do CAC via VPN

    * Implementar serviço no servidor de VPN;

    * Testar com usuários do CERCOMP/CAC;

    * Monitorar possíveis pontos de falha na segurança no acesso externo e corrigí-los;

    * Liberar aos servidores do CAC o serviço de VPN.

     
    ALTA ALTA Manutenções excessivas a computadores originadas por vírus Falta de antivirus institucional Grande quantidade de computadores infectados com vírus. Implantar solução de antivírus institucional

    * Instalar em todos os computadores do CAC com licença para Windows o antivírus institucional;

    * Reduzir em 40% os atendimentos de Ordens de Serviço causados por vírus em relação aos períodos de apuração comparativos a 2010.

    * Instalar servidor de antivírus institucional;

    * Configurar atualizações automáticas de acordo com regras a serem definidas;

    * Reconfigurar regras do Network Access Protection (NAP);

    * Organizar cronograma de instalação em massa da aplicação cliente nos computadores do CAC.

     
    ALTA ALTA Aumentar link de Internet Quantidade de link atual insuficiente para a demanda do CAC Aumento de 20% do número de equipamentos que se conectam a Internet após a liberação de acesso aos alunos do CAC mediante cadastro no CERCOMP Aumento do link Aumentar o link de 10Mb para 16Mb

    * Repassar a prefeitura do Campus os gráficos de utilização do link nos últimos 5 meses mostrando o aumento do uso do link;

    * Entrar em contato com a WGO (telecom) para que providencie os documentos para o ajuste dos 25% previstos na licitação para aumentar o link.

     
    ALTA MÉDIA Projeto de backup de servidores inexistente. Falta de estrutura de backup   Implementar projeto de backup

    * Criar política de backup que se adeque a estrutura do CAC;

    * Implantar servidor de backup.

    * Montar política de backup detalhada (tanto incremental quanto full);

    * Solicitar a prefeitura do CAC computador para ser usado como servidor de backup;

    * Instalar e configurar o software livre bacula baseado na política de backup desenvolvida;

    * Instalar agentes nos servidores clientes;

    * Realizar testes de backup e recover para garantir o funcionamento deste serviço.

     
    ALTA MÉDIA Projeto de Análise de Log inexistente Falta de política preventiva de manutenção de servidores baseados em análise de logs   Implementação de servidor de análise de log Trabalhar de forma proativa através do monitoramento dos logs dos servidores de modo a evitar que problemas que podem ser previstos ocorram.

    * Solicitar computador para a prefeitura do CAC para ser utilizado como servidor;

    * Selecionar algumas ferramentas GPL e testar a estabilidade e confiabilidade de cada uma;

    * Definir os procedimentos padrões de análise de log;

    * Instalar e configurar o servidor de modo a conseguir coletar os log de todos os servidores da infraestrutura de rede do CAC.

     
    ALTA BAIXA Não existe redundância na infraestrutura de rede do CAC Falta de fibra óptica   Implantar um anel de fibra óptica entre as edificações do CAC Colocar todas as edificações do CAC com pelo menos 3 rotas diferentes para o CERCOMP através de fibra óptica

    * Apresentar projeto de redundância de comunicação de dados à diretoria do CAC;

    * Analisar viabilidade financeira com a diretoria do CAC;

    * Solicitar abertura de edital de licitação;

    * Acompanhar a execução do projeto;

    * Avaliar entrega da execução do projeto.

     
    ALTA BAIXA Falta de redundância de servidores Falta de equipamentos servidores   Implantar servidores virtualizados Receber os servidores contemplados no CT-INFRA 2008/2009 e virtualizar parcialmente a infraestrutura de rede do CAC

    * Cobrar a licitação de compra dos servidores;

    * Definir quais servidores serão virtualizados e executar esta operação;

    * Criar snapshots destes servidores de modo a garantir redundância do servidor, caso necessário;

    * Testar ambiente dos novos servidores;

    * Desativar servidores antigos e deixá-los em standby.

     
     

     CAJ

    * Preencher a coluna de Economia

    Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação

    Responsáveis

    alta   falta de informação dos equipamentos/sistemas falta de configuração   configurar snmp e sistemas de análise de logs configurar snmp em todos os equipamentos de rede que tiverem suporte e configurar um servidor de logs com vários sistemas de análises     Víctor/Juliano
    alta   compartilhar documentos UFG falta de segurança contra vírus e falta de mobilidade de documentos   configurar samba configurar samba com sincronização de dados, limite de acesso e backup     Víctor/Juliano
    alta   segurança na troca de dados melhorar segurança da troca de informações   implementar vpn implemantar vpns para o samba e para os sitemas de catracas da biblioteca     Víctor/Juliano
    alta   informações do CERCOMP para comunidade falta de informação sobre o trabalho do CERCOMP para a comunidade acadêmica   criação do portal CERCOMP CAJ criar  o portal CERCOMP CAJ no servidor local     Víctor/Juliano
    alta   organização secretaria CERCOMP CAJ desorganização de documentos, datas e etc   utilizar o modelo de organização do CERCOMP UFG estruturar e organizar a secretaria do CERCOMP CAJ     secretária
    alta   limitação física de acesso a web pelos professores falta de pontos físicos nas salas   ponto de acesso wifi criar um ponto de acesso wifi único com autenticação segura 802.1x     Víctor/Juliano
    alta   falta de integração entre os campus RIACHUELO e JATOBÁ interligação dos campus inexistente   ligação dos campus por fibra contratar empresa para fazer ligação     Juliano
    alta   acesso aos e-mails lento e com problemas de recepção e envio falta de estrutura física, atualização e link   migrar o servidor de e-mails migrar o servidor de e-mails para uma vm no datacenter do CERCOMP UFG     Víctor/Juliano
    media   dificuldade de localização, acesso e informação nos DGs falta de chaves de portas, equipamentos estranhos aos usados nos DGs, falta de organização nos hacks, problemas com ar-condicionado e outros   reestruturar DGs fazer uma manutenção nos DGs, organizando e fazendo novas implantações necessárias     Víctor/Juliano
    alta   manutenção equipamentos falta de pessoal e departamento   contratação e criação do CEMEQ CAJ verificar junto a direção a possibilidade de criação do CEMEQ CAJ     Juliano
    media   atualização do windows e do linux vulnerabilidade a vírus, incompatibilidade de sotware e uso do linkatualização do windows e do linux   criação de proxy para o apt linux e servidor de atualização do windows possível utilização do approx para o linux e OCS pra o windows, que também serve para inventário das máquinas     Víctor/Juliano
    media   instalação/reinstalação de SO demora no processo   criação de servidor de imagens criar um servidor de imagens das máquinas do campus, e utilizar um sistema de restauração de imagem da máquina     Víctor/Juliano
    media   lentidão e acessos indevidos alta taxa de broadcast e falta de segurança   criar segmentação da rede e sistema de auntenticação segmentar a rede por blocos e configurar autenticação como 802.1x     Víctor/Juliano
    alta   limitação na forma de trabalho falta de espaço físico adequado para trabalho   criar CERCMOP conseguir a criação de estrutura para o CERCOMP CAJ no plano diretor     Juliano

     Goiás

    * Não preenchido. Usar a lista de tarefas elabora em março e incluir as colunas PRIORIDADE e ECONOMIA.

    Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação
    Alta Alta Instalação de Link da RNP Link de internet insuficiente para atender a demanda   Verificar junto a Oi e RNP o processo de instalação do link   Cobrar RNP  
    Alta Média Vulnerabilidades dos sistemas Falta de infra-estrutura de antivirus   Instalação de um servidor de antivirus   Instalação do servidor   
    Alta Alta Limitação da forma de trabalho Adequação do espaço fisico do CERCOMP -  CCG   Construção de um espaço fisíco para o CERCOMP-CCG   Acões Politicas junto ao CEGEF  
    Alta Alta Falta de uso de recursos computacionais pela comunidade academica e docentes Criar estrutura de serviços de rede para o campus (Servidor de arquivo, DNS, E-mail,Servidor Web, Serviço de autenticação, etc)   Adquirir a infraestrutura para ser criados os serviços de rede.   Compra dos servidores instalações / configuração  
    Alta Alta Informatização da Biblioteca Falta de infraestrutura lógica e elétrica - equipamentos   Reforma/Ampliação do cabeamento estruturado - Aquisição de equipamentos   Treinamento/Instalação e configuração  
    Média Média informações do CERCOMP para comunidade falta de informação sobre o trabalho do CERCOMP para a comunidade acadêmica   Criação de um canal de comunicação entre CERCOMP-GOIÁS e comunidade academica   Criação dos meios de comunicação  
    Alta Alta Falta de pontos lógico e elétricos em todo o campus Inexistência de infraestrutura em partes do campus   Reforma/Ampliação do cabeamento estruturado   Projeto Licitação e Implantação  
    Alta Alta Acesso a internet para a comunidade acadêmica inexistencia de rede sem fio para comunidade academica e para docentes   Adquirir a infraestrutura para ser criada a rede sem fio   Projeto Licitação e Implantação  
    Alta Alta  Criação de uma area de Telecomunicações Implantação de novos pontos lógicos e manutenção dos já existentes   Contratação de um técnico   Concurso / Tercerização  
    Alta  Alta Controle de Equipamentos e manutenção Inexistencia do controle dos equipamentos   Contratação de estagiarios   Concurso  
                     

    GPS

    Outros
    Prioridade Economia Problema Causa Indicador Solução Meta Ações Capacitação
                     
                     
    Was this page helpful?
    Marcadores (Editar marcadores)
    • No tags
    Estatísticas da página
    5884 view(s), 122 edit(s) and 85806 character(s)

    Comentários

    Faça o login para escrever um comentário.

    Anexar arquivo

    Anexos