Was this page helpful?

Login Unico

    Conteúdo
    sem cabeçalhos

     


    Processo para troca de login:

     

    O usuário tem que preencher esta ficha: LINK

    Abri um GLPI e se for necessário vir até o CERCOMP pessoalmente

     


    Boa tarde;

     

    Sr.(a) #nomeDoSolicitante!

    Nos informe que dia e hora você pode comparecer ao CERCOMP  do campus II  ao lado da casa do estudante para agendarmos  a troca do seu login, pois é feito presencialmente.

     

    obrigado.

     


    Login único para calouro:

    Primeiro o calouro deve procurar a coordenação de curso para fazer o cadastro no sistema SAG, após efetuado o cadastro corretamente (com e-mail, cpf corretos), o calouro vai até o site ufgnet.ufg.br e executa o procedimento para fazer o login único.

     


    Site para fazer login único:

    ufgnet.ufg.br

    ____________________________________________________________________________________________________________

    Para alterar email dentro do portal antes de fazer o login único TA e Professores deverão entrar em contato com o DP, alunos com a Cordenação do Curso e Colaborador PRODIRH.

     


    Verificação da situação do login único:

     

    Ir até a aplicação no link: http://200.137.221.85/sc7/sau/menu/menu.php

    Consultas -> CONSULTA USUARIOS LDAP

    Colocar os dados

    Códigos de erros:

    0 - Não finalizado

    1 - Finalizado

    2 - Pode ser login não finalizado

    Se tiver diferente de 0 e 1 encaminhar GLPI para Arquitetura

     


     

    Modelo de email para troca de login:

     

    Bom dia/tarde

    Sr (a) "Nome do usuário";

    Você devera comparecer no Cercomp - Campus II Samambaia, (Ao lado do CEU - Casa do estudante universitáio), para realizar a troca do login único. Este procedimento é feito somente as quintas feiras.

    Muito obrigado.

     


     

    Modelo de email bloqueio Hotmail e Yahoo

     

    Bom dia/tarde

    Sr(a) ”Nome do usuário”

    Os emails do hotmail, live, yahoo e outlook estão demorando a chegar, devido a bloqueios feitos no servidor do hotmail e quando o email chega, aquela mensagem enviada pelo servidor da UFG já expira, por favor, para que não aconteça mais este problema, entre em contato com a coordenação do seu curso se for aluno e troque o seu email pessoal para um outro email, sugerimos gmail.

     

    Depois da troca de e-mail, no portal da UFG, solicite novamente a troca da senha, e utilize a conta de e-mail do GMAIL para recupera-la.

     

    Muito obrigado.


     

    Login único

    O sistema de login único fez a unificação do login da UFG, ou seja, ele consegue acessar todos os sistemas da UFG com a mesma senha, exceto alguns casos em particular. Estes casos estão esclarecidos a seguir.

     

    Caso 1: Usuários de sistemas UFG na plataforma Forms utilizam o seu código de pessoa no campo login. Este usuário deve ter a senha com 8 (oito) dígitos, pois o sistema não interpreta o nono digito.

    Caso 2: Se o usuário entrar em contato com o atendimento do SAU, e disser que procura o portal do aluno ou o portal do servidor. Pode ser que ela ainda não tenha feito o seu cadastro de login único. Este usuário deve ser instruído a realizar este cadastro no portal UFGNET e seguir com atenção as instruções contidas no site.

    Caso 3: Este caso em particular está sempre presente em usuários que já tiveram vínculo com a UFG. Este usuário pode ser um ex-docente, um técnico administrativo aposentado ou um aluno que está formando ou formou há algum tempo. Esses usuários tentam acessar ou se cadastrar no portal UFGNET. O sistema não emite nenhum feedback para o usuário que tenta este acesso, ele simplesmente retorna para a tela de login.

    portal UFG feedback ruim.jpg

    Figura 19: Tela portal Feedback .

    Obs.: Foi observado em  alguns momentos que o usuário não consegue visualizar o feedback de erro do sistema que se encontra acima. Oriente o usuário a checar a mensagem de erro.

    - Verifique se o e-mail é hotmail, se for mude-o para o gmail;

    - Peça para o usuário limpar o cache do navegador;

    - Use sempre o navegador Firefox.

    Caso 4: Existem usuários que trabalham e estudam na UFG. Estas pessoas devem ter acesso diferenciado dentro do portal UFGNET. É necessário instruir este usuário a acessar o portal e indicar o local correto para ele alternar o acesso. A Figura 20 abaixo é possível observar o modo logado pelo usuário no canto direito superior da tela. Na Figura 20 a seguir, o portal está logado no perfil de colaborador. Para os usuários citados anteriormente, este perfil pode alternar. Têm-se os seguintes perfis no portal: Docente, Técnico-Administrativo, Aluno e Colaborador.

    Descrição: imagem portal logado colaborador.jpg

    Figura 20: Tela portal UFGNET.

     

    Obs.: Se o usuário não tiver acesso aos perfis que ele necessita no portal, deve-se pedir que o mesmo envie um email pra sau.cercomp@ufg.br com todos os seus dados e um “PrintScreen” da tela do portal que denota que este usuário não tem o acesso aos perfis necessários.

    Caso 5: Usuários que tem email administrados pela Microsoft: @hotmail.com, @outlook.com e @live.com. Estes servidores de email estão negando emails enviados do domínio @.ufg.br. Nem mesmo quando o usuário entra no email e configura o  domínio @ufg.br como remetente confiável. O email não chega em tempo hábil para que o usuário consiga realizar o cadastro do seu login único. Após 1 (uma) hora da solicitação, o link expira, sendo então  necessário realizar uma outra solicitação.  Para resolver este problema é necessário saber se o usuário é um aluno ou um funcionário da UFG. Se o usuário for aluno, ele deve fazer uma conta no gmail e pedir para a coordenação do seu curso realizar a troca do email pessoal. Se o usuário for um funcionário da UFG, ele deve procurar o Departamento Pessoal e realizar a troca do email pessoal. Se ele for um colaborador, deve procurar a PRODIRH e realizar a troca do email pessoal. Se o usuário comparecer ao CERCOMP e informar que procurou os seus respectivos órgãos e realizou a troca do email pessoal, é necessário que o funcionário do SAU abra o sistema de consulta localizado no portal, consultar os dados do usuário e verificar se realmente foi realizada a troca do email pessoal.

    A tela abaixo, exibida na Figura 21, mostra a tela de consulta que foi disponibilizada para que o colaborador do SAU tenha acesso à consulta da informação.

    Descrição: sau2.jpg

    Figura 21: Tela de consulta a funcionários e alunos da UFG.


     

    Was this page helpful?
    Marcadores (Editar marcadores)
    • No tags
    Páginas com link aqui
    Estatísticas da página
    169 view(s), 2 edit(s) and 11470 character(s)

    Comentários

    Faça o login para escrever um comentário.

    Anexar arquivo

    Anexos