Was this page helpful?

Informações sobre Servidor OCS

    Conteúdo
    sem cabeçalhos

    Documentação - OCS Inventory

     

    OCS inventory-ng (Open Computer and Software Inventory) é uma ferramenta para ajudar o administrador de rede a controlar e gerenciar computadores, softwares e periféricos que estão ligados a rede. OCS Inventory é um software livre, liberado sob a licença GNU.

    OCS Inventory permite aos usuários conhecer seus ativos de TI. OCS-NG coleta informações sobre o hardware e software de máquinas em rede rodando o programa cliente OCS ("OCS Inventory Agent"). OCS pode ser usado para visualizar o inventário através de uma interface web. Além disso, OCS compreende a possibilidade de implantação de aplicativos nos computadores de acordo com os critérios de pesquisa.

    A capacidade de detecção de hardware é extremamente avançada, chegando a um nível de detalhamento superior aos requisitos mínimos da maioria dos ambientes. Além do recurso de inventário, ele é capaz de detectar praticamente todos os equipamentos conectados à rede, tais como switches, roteadores e impressoras de rede, classificando-os em categorias. Com o console de administração em um servidor Linux, permite ainda fazer varreduras, através de recursos como nmap e nmblookup, permitindo obter informações preliminares de equipamentos que ainda não foram inventariados. Além de fazer inventário, o OCS possui recursos complementares, tais como distribuição de pacotes, em equipamentos com o agente instalado. A partir de um servidor de gerência central é possível carregar programas ou scripts que serão enviados via HTTPS ao cliente para execução. Isto permite um parque homogêneo e diminui a carga de trabalho dos administradores.

    O OCS Inventory NG utiliza um agente que coleta o inventário nas máquinas clientes e um servidor que agrega os resultados, possibilitando uma visualização centralizada. A comunicação entre os agentes e o servidor de gerência é realizada com os protocolos HTTP/HTTPS. Todos os dados são formatados em XML compactado, para reduzir o tráfego de rede necessário. Em estações Microsoft Windows® o agente pode ser facilmente instalado através de scripts de login ou políticas de domínio. Nas estações Linux a instalação normalmente é realizada de forma manual. O servidor de gerência é composto de quatro módulos, um para banco de dados, outro para comunicação, um módulo para distribuição de pacotes e finalmente o console de administração. Estes módulos podem ser separados em diversas máquinas para ambientes muito grandes, ou concentrados em um único servidor, sendo esta última opção a forma mais convencional.

     

    Servidor OCS Iventory

     

    A administração do servidor é realizada via WEB.

     

    • Web Interface: http://200.137.221.175/ocsreports

    • IP: 200.137.221.175

    • Debian 7 – 3.2.0-4-amd64

    • Apache: 2.2.22-13

    • PHP: 5.4.35

    • Mysql: 5.5.40+maria

    • OCS Inventory: Versão 2.0.5

     

    Dados de acesso ao OCS Inventory - Web Interface

     

    Web Interface: http://200.137.221.175/ocsreports

    Usuario: admin

    Senha: c5QxnM+Bp<=z}8

     

    Dados de acesso ao server/host

     

    Ip: 200.137.221.175

    usuário: suporte

    senha: EZyCCi2q

     

    Dados de acesso ao banco - Mysql

     

    Localhost

    usuário: root

    senha: m#s$wei?/p

     

    BD: ocsweb

    usuario: ocs

    senha: 9U/:Lnq4W~-%KN

    Was this page helpful?
    Marcadores (Editar marcadores)
    • No tags
    Páginas com link aqui
    Estatísticas da página
    356 view(s), 4 edit(s) and 6289 character(s)

    Comentários

    Faça o login para escrever um comentário.

    Anexar arquivo

    Anexos