Was this page helpful?

Perguntas e respostas sobre o LibreOffice

    1. Geral

    Como fazer para colocar as primeiras letras de cada palavra de um texto em maiúsculo e as demais letras em minúsculo?

    Por enquanto, isso é possível de forma automática apenas no Write. Selecione o texto a ser formatado e escolha a opção do menu Formatar»Caractere»Efeitos da Fonte»Efeitos»Título.

    Repita esse procedimentos para as demais seções da pizza de interesse.

    O LibreOffice possui alguma funcionalidade adicional embutida, como jogos?

    Sim. Há alguns jogos simples no estilo Atari embutidos no Calc. Veja detalhes sobre como explorar esses e outros recursos no site http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Easter_Eggs.

    2. Write

    Como editar e ajustar o tamanho de planilhas do tipo Calc inseridas dentro do Write?

    Copie a tabela do Calc e cole no Writer,de dois cliques com o botão esquerdo do mouse sobre a tabela colada, e abrirá uma tela do Calc no Writer. Para editar a tabela clique com o botão direito na tela, e para ajustar a tabela basta arrastar a alça de tamanho, horizontalmente cria uma coluna e verticalmente cria uma linha.

    Como inserir planilhas do Calc como tabelas simples?

    Para inserir planilhas do Calc como tabela simples, clique na barra de menus na opção editar, e depois na guia colar especial, escolha a opção colar texto sem formato [RTF], ira colar a planilha como uma simples tabela do Writer.

    Como numerar páginas?

    A numeração de página no LibreOffice Writer é diferente do MSOffice Word. Para inserir um número de páginas, bem como, outras informações (campos), basta seguir os passos abaixo:

    1. Crie uma área de rodapé através do menu Inserir→Rodapé→Padrão
    2. Na área de rodapé, Insira o campo “Número de Página” através do menu Inserir→Campos→Número da Página

    Para colocar o número da página alinhado à esquerda, à direita ou centralizado, bem como, mudar o tipo e o tamanho da fonte ou colocá-lo em negrito ou itálico, utilize os recursos padrões de formatação de parágrafo e de caractere da barra de ferramentas ou do menu. Note que o campo “Número de Página” é tratado como um texto simples. Portanto, ele pode ser inserido em qualquer lugar no documento, inclusive no cabeçalho, e quantas vezes se desejar.

    Para mudar o tipo de numeração entre algarismos arábicos, romanos e etc, basta selecionar e clicar duas vezes sobre o número da página.

    Formatar a numeração de página para que ela siga estilos diferentes no documento (por exemplo, sem numeração na primeira página, com algumas páginas com numeração no formato i,ii,iii... e outras no padrão 1,2,3,..., com um número inicial de página maior que 1 e etc.) também é diferente entre os dois programas. O LibreOffice, ao contrário do MsOffice que implementa esse processo através de seções, emprega os recursos de quebra de página e de estilos de página. Por exemplo, os passos abaixo mostram como criar uma página com dois documentos sendo que a numeração aparece no rodapé apenas a partir da segunda página e inicia com o valor 1:

    1. Crie um novo documento com uma página. Menu Arquivo→Novo→Documento de Texto
    2. Configure o estilo desta página como “Primeira Página”. Para tanto, clique com o botão direito do mouse na palavrá “Padrão” na barra de estado da janela, no lado direito do número de páginas e escolha “Primeira Página”
    3. Insira uma quebra gerando uma página nova no estilo Padrão e que começa a numeração com 1:
      1. Menu Inserir→Quebra manual
      2. Na caixa de diálogo, escolher
        1. Quebra de Página,
        2. Estilo: Padrão
        3. Alterar numero de página: SIM
        4. Número de página: 1
    4. Insira um rodapé na segunda página e o número de página como no roteiro acima. Note que você poderá inserir um rodapé em todos os estilos de páginas utilizados ou apenas no estilo Padrão. Escolha, pois, o Padrão.

    Todas as páginas geradas a partir da segunda página, estarão no estilo Padrão, com a numeração no rodapé.

    Como bloquear um documento para escrita, mas deixando alguns campos editáveis?

    Esse processo pode ser feito em três passos:

    1. Criar Campos de Usuário - vá na opção do Menu Inserir→Campos→Outros. Na janela de criação de campos, escolha a aba Variáveis e o tipo Campo do Usuário. Em seguida, escolha o formato do campo (ex: Texto), digite um nome e um valor default para o mesmo e clique no símbolo de Aplicar (o símbolo V, perto do X de excluir). Crie quantos campos desejar no texto. Contudo, não insira esses campos no documento.
    2. Inserir Campos de Entrada no documento - ainda na janela de criação de campos, na aba Variáveis, escolha o tipo Campo de Entrada, selecione na área de Seleção o nome do campo de usuário desejado para colocar no texto, clique no botão Inserir e depois em OK na janela que abrirá. O campo de entrada correspondente será inserido no texto, no local onde o cursor se encontra. Para inserir o campo em outro local, clique na posição desejada do documento antes de clicar no botão Inserir. Quando tiver inserido todos os campos desejados, em suas posições adequadas no texto, feche a janela de criação de campos.
    3. Bloquear a edição do documento - selecione todo o texto e escolha a opção do Menu Inserir→Seção. Na janela Inserir Seção, na aba Seção, selecione a opção “Proteger contra Gravação”|Proteger, depois clique em “Com Senha” e digite duas vezes uma senha para proteção do documento. Não esqueça dessa senha, pois ela será necessária para desbloquear o documento posteriormente. Se não desejar proteger o documento com senha, marque apenas a opção “Proteger contra Gravação”|Proteger. Em seguida, clique no botão Inserir.

    Após a execução desses passos, o documento estará bloqueado para alteração. Contudo, será possível trocar os valores dos campos inseridos clicando nos mesmos.

    Se quiser desbloquear o documento para edição, escolha a opção do Menu Formatar→Seções e, na aba Seção da janela Inserir Seção, desmarque a opção “Proteger contra Gravação”|Proteger. Será solicitada a senha de desbloqueio, caso ela tenha sido definida antes.

    3. Calc

    Como imprimir apenas as planilhas desejadas?

    Vá ao menu Arquivo -> Imprimir, e na janela de impressão, clique no botão Opções. Aí, marque a opção “Imprimir apenas planilhas selecionadas”. Assim, apenas as planilhas que estiverem selecionadas no documento serão impressas. Para selecionar várias planilhas, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique nas abas que representam as planilhas.

    Como calcular a quantidade de células que não estão vazias em um intervalo?

    Use a função CONT.VALORES(intervalo) para retorna a quantidade de células não vazias em um dado intervalo (por exemplo,  A3:A20).

    Como fazer para que um gráfico ocupe uma planilha inteira?

    Para fazer com que um gráfico ocupe uma planilha inteira, clique com o botão direito do mouse, na barra selecione posição e tamanho, e ajuste o tamanho do gáfico para o tamanho da página.

    Como mostrar rótulos próximos às seções de um gráfico de pizza?

    Clique duas vezes sobre uma seção da pizza para abrir a janela de edição de Pontos de Dados. Na aba Ròtulo de Dados, escolha os dados que deseja exibir (valor, rótulo e/ou ícone da legenda). Ajuste também o tamanho da fonte de texto na aba Caracteres. Em seguida, feche a janela de edição para visualizar o resultado.

    Repita esse procedimentos para as demais seções da pizza de interesse.

    Como ajustar a posição e a formatação dos rótulos e incluir linhas de conexão ao gráfico?

    De dois cliques no gráfico, na barras de menu, clique na opção inserir, e em rótulos de dados, selecione na caixa de opções algum formato , e liberará duas opções posicionamento e separador, atravez dessas opções vc ajusta e formata a posição dos rótulos. Para inserir linhas de conexão ao gráfico, escolha a guia Formatar- Propriedades do objeto- Série de dados- Opções(Gráficos), em configurações escolha linhas de conexão

    Como criar uma tabela dinâmica?

    Criar tabelas dinâmicas no Calc é tão simples quanto no Excel. Basta selecionar a tabela de onde você quer retirar os dados fonte e escolher a opção do menu Dados -> Assistente de dados -> Iniciar. Em seguida, escolha a opção "Seleção Atual" e configure o layout da tabela dinâmica.

    Como inserir bordas nas planilhas?

    Existem ícones que facilitam a inclusão/remoção de linhas de bordas e a configuração do tipo, espessura e cor das mesmas. Esses ícones podem ser habilitados na barra de ferramentas, clicando no triângulo no fim da barra e escolhendo a opção “Botões visíveis”. É preciso, contudo, que a barra tenha comprimento suficiente para que os ícones apareçam. Outra forma de controlar as bordas das células é pelo menu Formatar → Célula (CONTROL+1). Em ambos o caso, você deve treinar um pouco até se familiarizar com esses recursos.

    Como inibir o aparecimento da caixa de opções ao pressionar DEL em uma célula?

    Isso já é o padrão na nova versão do LibreOffice. Contudo, se a caixa aparecer mesmo assim, haverá um campo da mesma para configurar a escolha das opções como padrão, de forma que não suja novamente. Note também que a tecla DEL realiza, como padrão, apenas a exclusão do conteúdo da célula, enquanto que a combinação de teclas SHIFT+DEL exclui o conteúdo e a formatação da célula.

    Como mostrar o ícone de soma?

    Escolha a opção do menu Exibir → Barra de Ferramentas → Barra de Fórmulas

    Como construir um gráfico histograma de uma sequência de dados?

    Primeiramente, crie uma coluna com a sequência de valores (um por linha) que correspondam aos limites superiores das faixas de dados (bins) para o qual você deseja gerar o histograma. Em seguida selecione a mesma quantidade de linhas em outra coluna, só que brancas. Escolha então a opção de inserir fórmulas, para a área seleciona, e escolha a fórmula FREQÜÊNCIA(). Escolha como primeiro parâmetro da fórmula, a faixa de celulas com os dados originais para gerar o histograma. Como segundo parâmetro, escolha a sequência de valores dos limites superiores. Clique no botão OK, para preencher a área seleciona com os dados da fórmula. Esses dados, correspondende às frequências de ocorrências dos dados originais dentro das faixas.

    Para gerar o histograma, basta agora selecionar a área preenchida pela fórmula e escolher a opção Inserir Gráfico e Coluna. Note a área preenchida deverá ser mantida na planilha, com o intuito de manter o gráfico presente e atualizado de acordo com os valores originais.

     

    4. Impress

    Como fazer para abrir e trabalhar no Impress com arquivos PPT contendo muitas imagens grandes?

    É sabido que a versão atual do LibreOffice demanda mais memória para abrir arquivos PPT com imagens grandes do que o PowerPoint. Mesmo assim, é possível fazer algumas otimizações no sistema. Para tanto, siga os passos abaixo:

    1. Atualize o LibreOffice para a versão mais recente.
    2. Converta os documentos PPT para ODP através da opção do menu Arquivo » Assistente » Conversor de Documentos.
    3. Aumente o Cache Gráfico para 32Mb ou 64Mb e o tamanho da memória por objeto para 6Mb ou 9Mb no menu Ferramentas » Opções » LIbreOffice-Memória.
    4. Salve as figuras existentes no PPT para arquivo. Em seguida, caso alguma imagem tenha resolução superior a 1024×768, reduza sua dimensão para esse limite, respeitando a proporcionalidade de largura e altura da mesma. Finalmente, insira as imagens alteradas no lugar das figuras originais, dentro do PPT.

    Note que as primeiras versões do Microsoft Office, mesmo sendo pagas, também apresentavam diversos problemas com arquivos grandes e freqüentemente travavam. Tenha, portanto, paciência com o LibreOffice.

    Esta página não tem conteúdo. Enriqueça Deki Wiki Cercomp com a sua contribuição.

    Was this page helpful?
    Marcadores (Editar marcadores)
    • No tags
    Estatísticas da página
    43887 view(s), 12 edit(s) and 14600 character(s)

    Comentários

    Faça o login para escrever um comentário.

    Anexar arquivo

    Anexos